Mãe feminista

Mãe feminista

quarta-feira, 6 de julho de 2011

fotos

Hoje fui tirar a foto de  3 meses do Pedro,fiquei chateada o menino não sorriu de jeito nenhum,em casa ele sorri ate para as paredes,ficamos um tempao parecendo bobas  e ele nem deu bola,fazer o que?foi sério mesmo,mas tudo bem ele e lindo assim mesmo(coruja eu né).

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O diario de uma mãe: Licença maternidade

O diario de uma mãe: Licença maternidade

Licença maternidade

A licença maternidade pelo período de 180 dias, antes da Lei 11.770 de 09 de setembro de 2008  ser sancionada, já vinha sendo aplicada em algumas cidades e estados, os quais estabeleciam tal período através da aprovação de leis estaduais ou municipais.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) vários Estados já haviam aprovado leis que estendiam às servidoras públicas o período de licença maternidade para 180 dias.


LICENÇA MATERNIDADE - SETOR PRIVADO (REGIME CLT)

No âmbito Federal o projeto de lei (PL 2.513/07) que criava o Programa Empresa Cidadã, foi convertido na Lei 11.770 de 09 de setembro de 2008, aprovada pelo Presidente da República, a qual prevê incentivo fiscal para as empresas do setor privado que aderirem à prorrogação da licença maternidade de 120 dias para 180 dias.

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria apontam que a amamentação regular, por seis meses, reduz 17 vezes as chances de a criança contrair pneumonia, 5,4 vezes a possibilidade de anemia e 2,5 vezes a ameaça de crises de diarréia.

Conforme estabelece a nova lei, as empregadas das empresas privadas que aderirem ao Programa - inclusive as mães adotivas (de forma proporcional) - terão o direito de requerer a ampliação do benefício, devendo fazê-lo até o final do primeiro mês após o parto.

Já para o empregador que aderir voluntariamente ao Programa, mediante requerimento dirigido à Secretaria da Receita Federal do Brasil, este benefício será estendido automaticamente à todas as empregadas da empresa. Neste caso, não há necessidade de a empregada fazer o requerimento.

A lei prevê que durante a prorrogação da licença-maternidade a empregada terá direito à remuneração integral. Os dois meses adicionais de licença serão concedidos imediatamente após o período de 120 dias previsto na Constituição.

No período de prorrogação da licença a empregada não poderá exercer qualquer atividade remunerada e a criança não poderá ser mantida em creche ou organização similar, já que tais situações estariam contra o objetivo do programa.http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/lic_matern_180dias.htm

Pedro com uma semana


Tenho evitado de pensar neste assunto ,mais chega uma hora que não da mais para evitar,visto que meu Pedro já esta com 3 meses e eu peguei a licença 10 dias antes dele nascer,e triste 120 dias não são nada.

Logo agora que realmente estou começando a curtir meu bebe,ele já me reconhece ,sorri pra mim,agora que esta parando de chorar de cólica tenho que deixa-lo para voltar trabalhar,nem tenho dormido direito e dia e noite pensando,será que ele não vai ficar doente?vou tirar ele de madrugada da cama para levar na creche,será que não vai ficar resfriado?ele só mama no peito?o que fazer?

São 1001 perguntas ,já pensei ate em largar o emprego,mas e a construção da minha casa?preciso trabalhar se não vou ter que parar as obras.
Eu só não entendo uma coisa,se  a organização mundial da saúde preza tanto o aleitamento materno exclusivo ate os seis meses,porque a licença maternidade não e de seis meses???

Sim eles querem que as crianças sejam amamentadas ate os seis meses,mas como se a mãe tem que deixar o bebe para ir trabalhar ,e não me venham com essa de tirar leite para levar na creche,pois como vou saber se este leite vai ser bem manuseado?pode acontecer ate de fazer mais mal se não guardado na temperatura correta e pelo tempo certo.

No posto de saúde me disseram que só vão dar o leite de vaca  para meu bebe quando ele completar 6 meses,quando eu voltar trabalhar ele vai ter menos de 4 meses(3 meses e 20  dias)e até os seis?ele vai tomar agua??e se eu não pudesse comprar?

Com certeza então eu teria que largar meu emprego para amamentar exclusivamente meu filho ate os seis meses e me candidatar a receber Bolsa família,Auxilio gás,bolsa alimentação,por que com certeza deve ser mais barato pagar um monte de auxilio para gente que não trabalha do que pagar mais 60 dias para as mães amamentarem e cuidarem dos seus filhos

Reclamar faz bem!!!(pro bolso)

Semanas atrás a vovó(renata) do pepê em mais uma das suas tentativas de fazer o menino chupar chupeta, trouxe em uma de suas visitas uma linda chupeta transparente do mickey,claro que de nada adiantou,esterilizamos a chupeta e quando fomos dar ao Pedro vimos que a mesma estava toda trincada e a mesma veio a se despedaçar,incrível parece brincadeira,a chupeta se partiu em três pedaços.
Claro que não deixei barato,entrei em contato com o SAC que por sinal foram muito atenciosos comigo,obrigado!
Em poucos dias recebi em minha casa uma chupeta nova e de brinde este lindo copo,que o pepê só usara daqui um tempo,mas amei a atenção que deram,mandaram também um porte pago para mandar a chupeta quebrada para analisarem .
Muitas vezes já comprei algo que quebrou muito rápido e não reclamei,mas agora aprendi que reclamar faz bem pro bolso também.

Finalmente 3 meses!!!

                                                    Pedro Henrique!

Finalmente estou conseguindo respirar aliviada,notei que de uma semana pra cá o Pedro tem me dados alguns intervalos em que não esteja dormindo,nem no colo,sim ele esta ficando acordado no berço sem chorar,considero isto uma grande conquista,porque como vêem comecei a escrever  quando ele fez três meses,pois antes foi impossível de fazer qualquer coisa nesta casa,chorei,sofri,mas olhar pra esse sorriso hoje me faz esquecer daquelas terríveis horas de crise de cólica que nada,nem ninguém conseguia acalmar.Vou escrever aqui como era ,e como é minha vida hoje afinal agora sou mãe!!                                                                                                          
                                                              Puro amor de minha alma
Estrela linda e brilhante
De rostinho fascinante
Razão desse meu viver
Orgulho, carinho...bem querer.Es toda a felicidade
Na minha vida meu filho
Razão de todo amor
Iluminando meus dias
Que Deus te abençoe pra sempre
Um anjo em forma de gente
Eu te amarei para sempre.Suave riso inocente
Infinita admiração
Luz divina e reluzente
Voce meu filho querido
Amor... pulsar do meu coração
TE AMO FILHO!!!